Setembro Amarelo: Asseec na luta pela conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Print
#SetembroAmareloNaAsseec

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

A Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Ceará, Asseec, participa efetivamente da Campanha na luta pela conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A organização Mundial de Saúde – OMS , calcula que, aproximadamente 01 milhão de casos de óbitos são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos registrados chegam a 12 mil óbitos por ano. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais

A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. No que se refere às tentativas de suicídio, o número é ainda mais assustador: Uma pessoa atenta contra a própria vida à cada 03 segundos. Quase 100% dos casos de óbito por suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida de transtorno bipolar, e do abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu fortemente nos últimos anos e hoje une o País inteiro. 

Para o Coordenador Nacional da Campanha Setembro Amarelo e também Presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL, Dr. Antônio Geraldo da Silva, prevenir o suicídio é falar corretamente sobre os transtornos psiquiátricos. “Em 2019, trabalhamos com o conceito de que combater o estigma é salvar vidas. Tendo em vista a relação entre o óbito por suicídio e a presença de transtornos psiquiátricos, não podemos ignorar esta informação. O acompanhamento correto da doença mental de base é o primeiro passo para cessar a ideação e o comportamento suicida, que desaparece por completo após o tratamento adequado e multiprofissional”.

Leia as Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo com atenção e participe da campanha.

São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!

Acesse https://www.setembroamarelo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *