Semana da Consciência e do Combate ao Assédio Moral no Trabalho acontece de 01 à 08 de março, saiba mais!

Assédio-Moral-no-Trabalho-1
Conforme publicação do dia 5 de fevereiro de 2016, no Diário Oficial do Estado, a Asseec integra a Comissão Setorial de Assédio Moral, bem como na Comissão Central de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, por ocupar a coordenação do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), e como sempre, a ASSEEC está na luta diária no combate ao Assédio Moral no trabalho, e portanto, trabalha ativamente durante a Semana da Consciência e do Combate ao Assédio Moral no Trabalho, que acontece na 1º semana de março de cada ano.

A Semana da Consciência e do Combate ao Assédio Moral no Trabalho é uma comemoração móvel do Estado brasileiro do Ceará, que foi criada pela Lei Nº 14.042 de 19 de dezembro de 2007, e que pode ser relacionada com as celebrações do “Dia Internacional da Mulher” ou “International Women’s Day” em 8 de março.

A Lei supracitada do Ceará também mandou serem encaminhados cadastros à Secretaria Estadual da Saúde, para a elaboração de banco de dados contendo o número de pessoas vítimas, com sintomas provocados por assédio moral no trabalho no Estado cearense, tendo por fim controle e planejamento específicos, visando coibir essa prática.

De acordo com a Lei do Ceará aqui mencionada, essa semana comemorativa deverá ser voltada para o fim de coibir de forma eficaz a violência do assédio moral no ambiente de trabalho, buscando a formação de um coletivo multidisciplinar no aprimoramento e a melhora do comportamento funcional e os cuidados que as instituições devem tomar quanto a coibir tal ato, e o que a vítima deve fazer quando assediada moralmente.

Assédio-e-Gordofobia

Entenda o Assédio Moral

Palavras ofensivas, atitudes abusivas, humilhações recorrentes. Ações que isoladamente não representam muito, mas que ao serem praticadas repetidas vezes contra uma mesma pessoa podem ser psicologicamente destrutivas.

No ambiente de trabalho essas atitudes podem representar muito mais do que o desejo de realizar uma brincadeira – de mau gosto –, já que freqüentemente tem a intenção de coagir a vítima. Às vezes, quando o assédio ocorre do chefe para o subordinado, tem-se como objetivo despedir o funcionário sem pagar a ele os encargos trabalhistas que seriam impostos em uma demissão sem justa causa.

DENUNCIE!

Caso você esteja sendo vítima de Assédio Moral no trabalho, não hesite em procurar ajuda! Entre em contato conosco aqui mesmo no site: https://asseec.com.br/assedio-moral/

“Lamentavelmente esse câncer conhecido como assédio moral teve seu aparecimento há muitos anos, se tornando mais intensivo no país capitalista. Mas o medo é a principal barreira na hora de combater esse mal que assusta muitos trabalhadores” – Presidente Rita de Cássia.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NESTA CAUSA É MUITO IMPORTANTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *