Servidores protestam na Capital contra reformas trabalhistas

1709po1610

Servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal paralisaram atividades para participar da VII Marcha dos Servidores Municipais, durante a manhã de ontem, 16, no Centro de Fortaleza.

Com o tema “Servidores em luta – Contra o desmonte dos municípios e dos direitos”, o direcionamento era especialmente contra a desestruturação dos serviços das prefeituras no período de eleições, mas o alvo principal das reivindicações de cerca de 10 mil pessoas – de acordo com a organização – foi o presidente Michel Temer (PMDB) e reformas acenadas pelo Governo Federal.

Percorrendo as ruas do Centro da Cidade a partir de concentração na Praça General Murilo Borges – conhecida como Praça do BNB ou da Justiça Federal – até a Praça do Ferreira, servidores públicos, uniformizados, se juntaram a diversos movimentos sociais como a Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) para criticar o Projeto de Lei Complementar 257 e Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241 que, de acordo com a organização, ameaça o salário e benefícios de trabalhadores.

Desmonte

A presidente da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público (Fetamce), Enedina Soares, afirma que o “desmonte” dos municípios que a marcha luta contra se refere ao “histórico” de, após as eleições, os novos gestores “praticarem vários crimes contra a administração pública, desde o atraso de salário, não pagamento, até a redução drástica do serviços públicos”.

Outro desmonte, segundo Enedina, é a ameaça contra direitos trabalhistas da PEC 241 – que congela gastos públicos para conter a dívida pública – e reformas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Nós trabalhadores estamos vivenciando o momento das reformas da Presidência, que é um tremendo retrocesso pra classe trabalhadora. Nossa marcha traz esses temas para o debate, como a resistência dos trabalhadores à reforma da Previdência que irá tirar o direito de aposentadoria das mulheres, dos trabalhadores rurais, de todas as classes com aposentadorias especiais”, disse Enedina Soares.

Com gritos de “Fora Temer” e acusações ao presidente, palavras de ordem “contra o golpe” deram o tom das reivindicações da Marcha. Cartazes com rostos de deputados federais cearenses que votaram a favor da abertura do processo de impeachment e tarja de “golpista” em cada foram erguidos por manifestantes. Destacaram-se o candidato a prefeito Ronaldo Martins (PRB) e o deputado federal Tiririca (PR), também humorista cearense.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2016/09/17/noticiasjornalpolitica,3659423/servidores-protestam-na-capital-contra-reformas-trabalhistas.shtml

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *