O secretário Nelson Martins, titular da pasta “Articulação Política”, no segundo mandato do governador Camilo Santana, reacendeu a esperança de muitos servidores públicos estaduais que aguardam ansiosos por mudanças no atendimento do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec). Estava tudo certo com a Lei 16.530, mas houve uma alteração no apagar das luzes de 2018 e o repasse governamental de R$ 120 milhões não ficava mais garantido. A modificação causou incômodo aos trabalhadores que, na ocasião, recorreram aos integrantes do Conselho Gestor do Novo Issec, que imediatamente exigiram uma reunião com o executivo estadual.
Encontro atendido e realizado nesta segunda-feira (7), no Palácio do Governo. Os integrantes do Conge, Dimas Oliveira e Helano Maia, que foram indicados pelos servidores, expuseram as divergências estabelecidas com a reforma administrativa no Estado, pois a pauta modificou o que já estava acertado para o Issec. Martins assegurou a correção do problema para o início de fevereiro, quando os parlamentares retornarem aos trabalhos legislativos, seguindo a reconstituição do texto original estabelecido no art. 53, da Lei 16.530.
O trecho da lei diz:
O repasse financeiro mensal do Governo do Estado do Ceará, até o 10º (décimo) dia útil de cada mês, correspondente ao valor anual de R$ 120 milhões de reais, conforme previsão orçamentária e disponibilidade financeira…
Ainda na reunião, o sindicalista Dimas Oliveira (Sindagri), afirmou que haverá também a composição do conselho de usuários. Nelson Martins elogiou o empenho das lideranças no processo de adesão ao Novo Issec, atingindo uma margem de 87 mil cadastros. “Estaremos atentos a qualquer mudança que possa prejudicar os servidores. Associações e sindicatos estão unidos neste projeto de revitalização, pois merecemos saúde de qualidade”, disse Ritinha Bacana, presidente da Asseec e coordenadora geral do Fuaspec.
A Assessoria técnica do deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) também participou da reunião requerida pelo Conselho Gestor do Novo Issec.