Nota de repúdio

A Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec) repudia a falta de transparência no cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) na fase corrente que, prevê a vacinação de todos os profissionais de educação, garantindo imunizante para servidores efetivos e terceirizados.

A Asseec representa cerca de 11 mil servidores, incluindo, professores, secretários-escolares, merendeiras, porteiros, vigilantes, auxiliares de limpeza, dentre outros trabalhadores administrativos e, nesta ocasião, faz um alerta a todos sobre a exigência de um documento que deve ser assinado pelo servidor e que não garante as duas doses do imunizante contra a covid-19 antes do retorno das atividades presenciais.

O documento foi editado seguindo padrão de formulário da SESA, mas com recomendação do Ministério Público do Ceará, Ministério Público Federal, Ministério do Trabalho e Defensoria Pública. O formulário tem espaço a ser preenchido com nome e local de trabalho do trabalhador, contudo, no mesmo parágrafo o texto apresenta uma mensagem que faz o servidor se comprometer ao retorno das atividades presencias no segundo semestre letivo, sem ao menos citar que todos deverão tomar as duas doses do imunizante.

A Asseec reafirma o compromisso em defesa da vida de todos, seja do profissional educador, do aluno, e das famílias dos estudantes. O retorno dos trabalhos deve ser responsável e planejado, situação que parece fugir da organização governamental, levando em consideração que os prazos para recebimento da segundo dose são de 30 dias a 90 dias.

Somos defensores da educação, apoiadores da qualificação e valorização dos profissionais da educação e zeladores do conhecimento, todavia, vale destacar que a segurança sanitária e a saúde dos profissionais e estudantes são pontos prioritários, por isso, exigimos clareza no texto e garantia de retorno somente após a segunda dose da vacina contra covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *