Entidades se unem para criação da Frente Cearense em Defesa dos Aposentados

Sob a coordenação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais (AAFEC), está sendo gestada a criação da Frente Cearense em Defesa dos Aposentados – iniciativa que visa reunir os diversos sindicatos e associações do Estado em torno das pautas de interesse dos servidores aposentados. A primeira reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (14/7), na AAFEC.

Participaram, do encontro, representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) e da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), que representa cerca de 13 mil servidores administrativos da educação.

Pautas de interesse

Os descontos adicionais de 14% nas aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais do Ceará, que ganham a partir de dois salários-mínimos, foi a principal pauta discutida nesta quarta-feira. Além desse ponto, os participantes debateram sobre auxílio funeral, isenção total no imposto de renda para trabalhadores inativos que estejam na faixa etária de 70 anos e a redução da cobrança do referido imposto para servidores incapacitantes.

As diversas questões levantadas também refletiram sobre a precária situação financeira dos servidores aposentados. Todos concordaram e destacaram que o valor descontado nas pensões é prejudicial para a segurança financeira familiar, sobretudo daqueles que ganham dois salários. Por fim, ficou definido que os advogados das entidades participarão da próxima reunião, a fim de orientar e esclarecer questões jurídicas.

Debates continuam

“A ideia foi muito bem aceita pelas entidades presentes. A partir de agora, buscaremos trazer para a nossa Frente todos os sindicatos e associações que tenham diretoria de aposentados. Toda quarta-feira teremos reunião”, destaca o diretor de Aposentados do Sintaf, Jaime Cavalcante.

“Esse projeto será mais um degrau para debater as problemáticas vivenciadas pelos servidores públicos aposentados”, completou Rita Gomes, presidente da Asseec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *