Diretores da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), exigiram na Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (27), durante a apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, a reposição salarial dos servidores públicos do Estado.
Presidente da Asseec, Ritinha Bacana, pediu respeito em especial aos aposentados que já cumpriram suas obrigações e, atualmente sofrem os intempéries administrativos com a data da recomposição inflacionária.
A audiência foi coordenada pelos deputados Tin Gomes e Elmano de Freitas. A ideia era receber somente as demandas de prefeitos, vereadores e lideranças municipais com finalidade de aperfeiçoar os aspectos para a LOA, mas os parlamentares e convidados tiveram que escutar as lamentações dos coordenadores do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec).
A presidente da Asseec, Ritinha Bacana, ressaltou a importância da valorização do serviço público. Mesmo sem o devido cumprimento, Ritinha destacou a importância da Lei 14.867/11 que garante a data base dos servidores públicos. Os coordenadores do Fuaspec também criticaram a falta de diálogo do governo que não participa mais da Mesa Estadual de Negociação Permanente desde 2016.