ASSEEC participa do Seminário O ENSINO MÉDIO QUE QUEREMOS

Na tarde desta segunda-feira (05), a ASSEEC, representada por sua presidente, Ritinha Bacana, vice-presidente, Wilson Sampaio, e as diretoras, Francisca Amélia e Jeanne Costa, participou do Seminário O ENSINO MÉDIO QUE QUEREMOS no Auditório da UNIPACE.

O evento foi promovido pelo Fórum Estadual da Educação no Ceará, que compreende a importância e o papel fundamental de um diálogo mais aprofundado quanto ao modelo de implantação do novo ensino médio como uma política governamental brasileira (lei federal 13.415 de 2017).

A ASSEEC apoia os questionamentos e propostas do FEE/ Ce.

QUESTIONAMENTOS E PROPOSTAS PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

A implantação do Novo Ensino médio está indo na contra-mão da real situação da sociedade brasileira, pois faltou debate, discussão com a sociedade, redução da carga horária das disciplinas( História, Artes, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia…), sendo o conteúdo apresentado em quatro áreas do conhecimento integradas ( Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemáticas e suas Tecnologias).
Precisamos discutir pontos cruciais nesta implementação como:
1-A real situação dos itinerários formativos (como serão ofertadas as disciplinas que irão despertar interesse aos alunos).
2-A formação dos professores que irão lecionar as disciplinas escolhidas pelos alunos, bem como a formação dos gestores para entendimento e coordenação da nova proposta.
3- Infraestrutura das escolas para atendimento a uma proposta tão avançada, que requer espaços físicos diferenciados como novas salas de aulas, biblioteca, quadra de esportes, refeitório, pátio, laboratório de Ciências (Física, Biologia, Química, LEI).
4- Suporte pedagógico para melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
5-Recomposição das aprendizagens que não foram desenvolvidas, principalmente, no período pandêmico.
Assim, nosso entendimento é que se faz urgente e necessário ampliar a discussão de forma democrática, ouvindo todos os segmentos da sociedade, principalmente os alunos, os professores e todos que estão envolvidos na execução das políticas da educação brasileira.

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