Fórum de trabalhadores lamenta percentual

O anúncio do reajuste pelo governador Camilo Santana pegou os servidores públicos de surpresa, segundo afirmou a coordenadora geral do Fórum Unificado das Associações e Sindicato dos Servidores Estaduais do Ceará (Fuaspec).

Mas o inesperado teve um aspecto negativo, segundo garante. Isso porque, conforme os cálculos do Fuaspec, as perdas salariais dos servidores já chegam a 20,22%, “somente no governo Camilo”.

Reajuste de 3% terá impacto de R$ 717 mi na folha do Estado

Outra crítica da coordenadora geral do Fuaspec diz respeito à contribuição da previdência pelos servidores, que sofre aumento gradual desde 2016. Saindo de 11% (2016) para 14% (2019) em três anos, os percentuais diminuem o impacto dos reajustes concedidos pelo governo, segundo Rita.

Para a gente, é um pacote da maldade, porque a partir do momento que vai fazer alterações na previdência do serviço público assim é uma maldade. “Nosso salário é todo programado, e quando tira mais da gente sem saber de como estão nossas contas é horrível”, protesta.

Nessa Lógica, os diretores do Fuaspec contabilizam o reajuste salarial subtraído dos índices de crescimento da contribuição previdenciária dos servidores. Neste ano, segundo informa a coordenadora geral , o percentual da Previdência descontado mensalmente dos salários está em 13% maior que no ano passado e a um ano do teto aprovado em lei enviada pelo Executivo cearense à Assembleia Legislativa.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *