Ritinha fala sobre a importância do servidor administrativo para o Plano Estadual de Educação

IMG_2483

 

 

 

 

 

 

A Presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec), Ritinha Bacana, estava entre os convidados para discutir o Plano Estadual de Educação, apresentado nessa segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa, pela Comissão de Educação. A implementação do plano decidirá estratégias educacionais para os próximos 10 anos.

Pontos como a expansão de creche para a escola, valorização dos profissionais do magistério, a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. Ritinha lembrou das emedas apresentadas durante a participação da Asseec nas sete pré-plenárias realizadas no interior do Estado. A Presidente também destacou a importância da merendeira, porteiro e outros profissionais administrativos, fazendo referência a mudança de LDB, em agosto de 2009, quando passou a inserir os não docentes como educadores. “Esses educadores merecem respeito, pois quando o professor atrasa no estabelecido pela Seduc, quem controla os alunos em sala de aula muitas vezes é o auxiliar administrativo, mesmo sem uma formação para tal função”, disparou Ritinha.

Os parlamentares destacaram a importância do debate, promovendo a participação de todos na elaboração do plano. “Queremos começar o debate para que os deputados possam colaborar, para que a sociedade possa estar aqui e apresentar suas opiniões. Evidentemente todos concordamos que a educação é fundamental para uma sociedade mais justa”, disse Elmano de Freitas (PT).

Participaram também do debate o diretor da 5ª Inspeção do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE); o representante da Organização dos Professores Indígenas do Ceará (Oprince), Thiago Halley; o presidente estadual da União Nacional dos Estudantes (UNE), Germana Amara; a coordenadora nacional dos Quilombolas no Ceará, Aurélia Sousa, além de outros parlamentares e líderes classistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *