Mensagem urgente Sobre a Revitalização do Issec!

A presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Assec), e coordenadora geral do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), Ritinha Bacana, acompanhou o técnico e diretor da Associação dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (ASTJUC), Cláudio Fontenele, em uma série de conversas com os parlamentares cearenses sobre a importância do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará – Issec. Essa importante abordagem aos deputados aconteceu no Plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa, onde o Fuaspec conseguiu 16 assinaturas para a pauta ser discutida em Plenário, conforme solicitação de emenda do deputado estadual Renato Roseno (PSOL).

Em junho de 2017, os deputados Sérgio Aguiar e Roberto Mesquita requereram uma audiência pública para debater a proposta do Fuaspec de utilizar recursos do imposto de renda na fonte de arrecadação dos próprios servidores para a revitalização do Issec, o documento foi apresentado como proposta de emenda para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018, fundamentada na Constituição Federal. Em julho de 2017, os coordenadores do Fuaspec, através de convite do deputado Joaquim Noronha, expuseram na audiência as prioridades e como funcionaria, mas a emenda foi rejeitada pela maioria.

Rita Bacana afirmou não se pode aceitar a extinção do Issec, pois cerca de 190 mil pessoas, entre servidores e dependentes, são assistidas pelo instituto. No entanto, nesta última quinta-feira, dia 20 de julho, a pauta chegou a ser novamente rejeitada por vários deputados. Os únicos que votaram a favor foram: Deputado Ely Aguiar (PSDC), Fernanda Pessoa, (PR), Renato Roseno (PSOL), e Lucivio Girão (PP).

É importante que todos saibam que o que está em jogo aqui é a saúde do trabalhador. Os deputados que continuam rejeitando a emenda estão negando a saúde e o bem-estar do trabalhador. A importância do Issec é fundamental e precisa ser tratada como tal, por isso, todos os trabalhadores devem se unir e abraçarem a causa. É importante que todos lutem com garra e fé até o fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *